sábado, 27 de outubro de 2012

Conjuntos Extruder e Eixo X

A minha Tantillus continua progredindo...

Um efeito colateral neste processo é que eu estou apendendo a usar a minha impressora, a MesaXYZ! As peças da Tantillus são bastante difíceis de imprimir.

Esta semana pesquisei bastante a configuração recomendada no Slic3r para a Tantillus. Usar 0,15mm é considerado "Standard" e o que eu estava usando de 0,25 e isso é considerado "draft".

Imprimi algumas peças que estavam frágeis usando layer=0.15mm com bico de 0,5mm e as peças ficaram fantásticas. Também tive que recalibrar o filamento porque houve uma variação do diâmetro do filamento (Movtech) para 2,7mm contribuindo também para que as peças ficassem mais frágeis.

Consegui até aumentar a velocidade de impressão para 40mm/s sem problemas, mantendo uma qualidade fantástica (veja a última foto).



Nesta foto eu procuro mostras algumas características:

* O extruder é bem comprido e estreito, fica entre a mesa e a lateral da caixa. Por esse motivo o motor fica o mais em baixo possível.

* A mesa é centralizada, maso bico não é exatamente central, então a mesa é um pouco maior para compensar. Veremos como fica a impressão.

* Essa é a mesa de acrílico que veio junto com o kit, o autor da Tantillus usa só PLA. Uma das primeiras coisas que preciso fazer é montar uma mesa aquecida.


  • Extruder


O corpo do extruder é feito em duas partes, o motor é fixado na parte de baixo e as engrenagens de redução ficam entre essas partes.

A engrenagem fica para fora do corpo mesmo, existe um calço de acrílico para afastar da caixa.

O parafuso trator é o convencional da Wade, apenas mais comprido e com a tração bem perto da cabeça.




Eu admiro bastante o cuidado com os detalhes das peças. O extruder é o conjunto que tem as peças mais resistentes, é uma pena que todas não sejam assim.


O idler (peça de cima à esquerda) me deu muito trabalho, nem consertando com o http://cloud.netfabb.com/ consegui processar no Slic3r. Finalmente imprimi na vertical (usando suporte automático)




  • Eixo Z


O projeto do eixo Z é bem simples e prático. O único problema é que o motor fica em baixo e não existe rolamento de apoio, como os motores de passo têm uma folga axial muito grande e apenas uma mola interna, espero que não cause problemas.

Os eixos são o mais longos possível para aumentar a estabilidade. O motor na parte interna ajuda a manter a impressora "tão pequena".

Os eixos são de 8mm e não foram usados 5/16" como aproximação, com isso a folga é mínima e a mesa ganhou maior estabilidade.

A mesa é feita com duas placas de acrílico, uma presa aos suporte e outra para a impressão. Poderia ter usado um peça impressa intermediária mas o autor deve ter achado mais prático o acrílico (de graça porque sai dos recortes das janelas).






O Z-coupling tem dois detalhes interessantes.

O primeiro é que usa-se um tubo de silicone no eixo do motor, isso melhora visivelmente o atrito com o eixo.

O tubo de silicone usado tem diâmetros de 4mm interno e 6mm externo.


O detalhe interessante no Z-coupling são uns dentes na parte interna.

Do lado do motor eles se cravam no tubo de silicone e do lado da barra roscada eles se amoldam à rosca.

OBS: a barra roscada é de 1/4" (6,4mm), aqui tudo é pequeno!

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber quanto ficou par fazer está impressora. Pretendo fazer uma impressora 3D para imprimir mãos mecânicas para um projejo de iniciação cientifica da minha faculdade.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir