terça-feira, 23 de outubro de 2012

Montagem da Caixa e dos Eixos

A montagem da minha Tantillus está progredindo, Terminai de montar a primeira parte que consiste apenas da caixa e do sistema dos Eixos XY.

Apenas esta parte correspondem a aproximadamente 40 horas de impressão. Estou imprimindo tudo com camada de 0,25mm e parece muito fina, usando o Slic3r e ABS cor neutra da Movtech.

O projeto é muito caprichado com atenção aos detalhes, mas a peças são todas com paredes muito finas, e algumas são até frágeis demais. No geral todas as peças poderiam ser um pouco mais resistentes.

Agora que estou aprendendo a usar a minha impressora, a MesaXYZ! Existem muitos detalhes de ajustes e de projeto para fazer peças tão precisas...

  • Caixa


As paredes de acrílico encaixam em cantoneiras com um canal.

No ponto indicado com a seta, existe um recorte no acrílico com um dente correspondente no canto. Isso serve para evitar que as duas placas de acrílico se afastem.

As laterais têm dentes que se encaixam, isso mantêm a caixa rígida sem nenhum movimento.

Essas peças me deram muito trabalho, o canal era levemente menor que o acrílico! Precisei imprimir com ampliação de 3% e mesmo assim precisei limar muito por dentro. Depois os encaixes não encaixavam mais e precisei aumentar o recorte na Dremel.

As cantoneiras superiores foram ainda mais difíceis porque além disso têm detalhes internos e locais com paredes ainda mais finas.


Os cantos superiores não mais complicados porque abrigam internamente os rolamentos de apoio dos eixos.

Veja também os cortes na parte superior para o encaixe.

Este é o Canto superior (de cabeça para baixo). Ao encaixar, segura os rolamentos no lugar.

  • Eixos

O sistema de eixos é bem característico deste projeto, veja este video no Youtube para visualizar o funcionamento.

São dois eixos que se movimentam independentemente e se cruzam movimentando o carro.

O carro tem só o hot-end, não o extruder, esse sistema é chamado de bowden-tube, esta imagem mostra (não muito bem) a idéia básica.
Ou seja, o Extruder com o motor que são pesados ficam fixados em outro lugar qualquer e um tubo leva o filamento até o hot-end.

O interessante disso é que a massa no carro é extremamente pequena, assim é possível obter velocidades extremamente altas sem nenhuma vibração.

São dois rolamentos lineares LM8UU em cada eixo para um movimento bem macio.

O hot-end é minúsculo e também muito leve.
O movimento é feito através de cabos
Não apenas qualquer material, trata-se de "Spectra fiber" usado também para fazer coletes à prova de bala. Também encontrado em lojas de pesca.

Esse cabo resiste mais que o aço, dura mais é é muito pouco elástico. (por exemplo, o cabo de aço da impressora Rima não duraria nada nessas condições)

Existe um furo transversal no eixo trator para evitar que o cabo escorregue, além de muitas voltas extras no centro que nunca desenrolam.

Outro aspecto muito interessante é que o eixo de apoio para um movimento serve de polia para o outro movimento. Também observe que as duas pontas dos eixos internos são tracionadas simultaneamente evitando qualquer esforço de torção.

Essas engrenagens do lado de fora são a parte mais polêmica do projeto todo...

O motor fica embaixo do eixo, o movimento é transmitido pelas engrenagens sem nenhuma redução.

Na verdade não ficou nem um pouco feio, ajuda que as engrenagens "herringbone" (espinha de peixe) são muito bonitas (tem até um acabamento nas bordas para ficarem mais suaves ao toque

Na verdade esse tipo de engrenagem não tem geralmente nenhuma vantagem, ela é comum um peças RerRap porque são quase impossíveis de fazer com outros processos.

PORÉM... nesse caso elas tem uma função extra: é a engrenagem que segura o eixo no lugar! E a engrenagem de cima tende a ficar naturalmente alinhada com a de baixo pelo travamento natural dos dentes que não permitem desalinhamento.

Agora a próxima etapa: o Extruder...

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