segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Buchas do Carro

Esta é a minha primeira modificação, mesmo ainda antes de imprimir qualquer peça...

Um das dificuldades da Tantillus, similar à UltiMaker, é que alguns dos Eixos-Guia também giram.
Isso é uma característica fundamental desse projeto e é o que permita tracionar as duas pontas dos eixos e diminuir muito os problemas de inérciatorção e portanto de vibração.
Mas rolamentos lineares como os LM8UU não permitem que os eixos girem, eles só permitem o movimento linear.

A Solução adotada pela Ultimachine foi usar Buchas. Segundo o Alexandre que está montando uma, isso foi uma parte muito difícil de ajustar.
A Solução do Sublime (autor da Tantillus) foi usar pseudo-rolamentos de PLA com as dimensões exatas do LM8UU. Vejam o original de Triffid Hunter
Eu resolvi voltar às Buchas, mas com peças impressas...

O Corpo externo é um projeto simples no OpenSCAD, tem as dimensões externas no LM8UU e o encaixe para as duas buchas, uma em cada ponta.

As buchas revestidas internamente com PTFE encontrei na A.T.I. Brasil (indicação do Samuel) Código PCM 081006 B, custam R$1,17 e vende no balcão na filial São Paulo. Ótimo atendimento.

Depois de lixar e preparar, tem que usar o próprio eixo como guia para encaixar as buchas, um pouco de cada lado por vez.

Ficou super macio, adorei. A folga é mínima, comparável aos rolamentos lineares, acho que isso poderia ser mais explorado porque aumentando a distancia entre as buchas a peça ficaria ainda mais alinhada (em vez de usar dois rolamentos lineares).

NOVO:
Arquivo para download incluindo STL aqui.

Importante: para conseguir um alinhamento perfeito entre as duas buchas: use o eixo como guia, insira as duas buchas soltas com a peça plástica entre elas e use uma superfície de apoio para prensar as buchas, um pouco de cada lado por vez.

Este conjunto funciona perfeitamente com substituto dos rolamentos LM8UU em impressoras como a Prusa. As dimensões de fixação são exatamente as mesmas.

Recomenda-se uma lubrificação mínima. Eu costumo colocar uma gota de óleo em um pedaço pequeno de papel-toalha e apenas esfregar em toda a superfície do eixo. O resultado é uma camada invisível, muito fina e que não acumula nos cantos.


Código para o OpenSCAD:


// Bucha LM8UU para Tantillus
$fs=0.2;  // segmentação das superfícies cilíndricas

Din=8;    // Diametro do eixo
Dout=15;  // diametro externo total
Len=24;   // comprimento total
Bd=10;    // diametro externo da bucha
Bl=6;     // comprimento da bucha
aj=0.4;   // ajuste no diâmetro

difference() {
 cylinder(r=(Dout+aj/2)/2,h=Len);
 cylinder(r=(Din+1)/2,h=Len);
 //bucha inferior
 cylinder(r=(Bd+aj)/2,h=Bl);
 translate([0,0,Bl]) cylinder(r1=(Bd+aj)/2,r2=(Din+1)/2,h=1);
 //bucha superior
 translate([0,0,Len-Bl]) cylinder(r=(Bd+aj)/2,h=Bl);
}

2 comentários:

  1. Olá.

    Muito bom este sistema de buchas é uma ótima alternativa aos rolamentos e com este sistema as folgas são diminuídas.

    ResponderExcluir
  2. Falei há pouco com a ATI. O novo código da bucha é RSPG-081008, on números são diam intern/externo/comprimento, R$1,80+12%. Tem também 10x12 e 12x12, R%2,10 e 2,80 +12%

    ResponderExcluir